segunda-feira, 18 de junho de 2018

Como tirar músicas de ouvido- subdivisões

Percepção é a chave para quem quer desenvolver agilidade na interpretação de músicas e tirar músicas muito mais rápido. Para um bom desenvolvimento do ouvido, precisamos aliar a teoria com a prática e extrair tudo o que puder trazer um atalho para nós. É tudo mais simples do que parece, mas precisamos ter bastante consciência.


Neste primeiro post sobre como tirar músicas de ouvido, vamos abordar um dos elementos que é a base para tudo que escutamos em determinada música. A subdivisão.

Pré-requisito: pulso e leitura de partitura

O que é a subdivisão?

Subdivisão é o conjunto de figuras musicais idênticas predominantes dentro dos pulsos no arranjo da música, que servem como uma base para o todo. (A definição é nossa. Se necessário, crie a sua conforme sua percepção ou visão do assunto)

Isso significa que ao escutarmos uma música, haverá sempre a predominância de algum tipo de figura musical, que pode ser a colcheia, a semicolcheia ou então a tercina. Um exemplo é uma música onde, na maior parte do tempo, se ouve semicolcheias no arranjo.

Procure perceber isso a partir de agora, ouça as suas músicas com essa consciência.

Por que identificar a subdivisão da música?

A subdivisão é o elemento que mais traz pistas em relação às figuras rítmicas da música, e com esta consciência intuímos com mais facilidade tudo o que estamos ouvindo, nos permitindo tirar de ouvido tanto a melodia quanto o acompanhamento e até transcrever a parte rítmica, o que é meio caminho andado para uma transcrição.
Isso se torna uma ferramenta poderosa de atalho para interpretar uma música e evitar quaisquer tipos de erros na sua execução.

Passos para identificar a subdivisão e ter uma excelente percepção rítmica 

1- Sinta o pulso

Antes de tudo, é necessário ter uma boa consciência do pulso da música. Veja alguns posts onde abordamos esse assunto:




Faça alguns exercícios como, por exemplo, bater palmas, pés ou mesmo, fazer movimentos que marquem bem o pulso.

2- Identifique o estilo da música 

Outro ponto importante aqui é ter noção do estilo musical. Aos poucos, você vai notar que em várias músicas de determinado estilo predominam subdivisões específicas. Um exemplo é o rock, onde ouvimos a subdivisão binária.

A maneira mais fácil de identificar um estilo é perceber os instrumentos que compõem o arranjo. Os instrumentos são muito característicos aos estilos. Comece pesquisando estilos musicais e seus instrumentos e vá analisando as músicas e determinando seus estilos.

O que aquele estilo musical quer passar ao ouvinte? Faça essa pergunta a si mesmo e tente respondê-la.

3- Estude as subdivisões 

Um dos livros mais utilizados nesse processo é o Pozzoli partes I e II. Recomendo muito você começar por ele, pois o mesmo trabalha as figuras rítmicas de maneira gradual e progressiva.

Pegue o seu instrumento e comece a ler os exercícios rítmicos do livro, usando uma escala musical, um acorde ou uma nota, dependendo do seu instrumento. Faça-os sempre de maneira prática, para que a assimilação seja completa. Use o corpo e a voz, se não tiver nenhum instrumento à mão.

Com as primeira lições, você já vai ter uma base para entender um pouco mais sobre a subdivisão das músicas. Procure estudar diariamente, para conseguir bons resultados.

4- Acompanhe as músicas com suas partituras

Escolha uma música e pegue sua partitura. Veja as figuras rítmicas que são predominantes na partitura. Assim fica muito mais fácil perceber que figura está mais presente. 

Escute a música algumas vezes, tentando acompanhá-la na partitura. Não se preocupe se for difícil no começo, continue praticando.

Fazendo isso com algumas músicas, você irá criando consciência das subdivisões e aos poucos, as perceberá de maneira intuitiva nas músicas que ouvir.

5- Ouça muitas músicas e palpite as subdivisões 

Agora que você já treinou um pouco e entendeu mais sobre subdivisão, você pode praticar ouvindo músicas e sentindo as suas subdivisões. As práticas com isso trarão mais liberdade para você, que fará leitura de partitura muito mais facilmente e tirará as suas músicas de ouvido com mais agilidade.

É muito fácil determinar o acompanhamento da música com essa consciência. Com os ouvidos bem treinados, você consegue apenas ouvir uma vez a música e já saber o ritmo que fará no seu instrumento., acompanhando a cifra.

Treine um pouquinho todos os dias e você verá que vale muito a pena ter essa ferramenta em mãos. Aproveite para assistir agora o nosso vídeo sobre dicas de como treinar a percepção e se inscreva no nosso canal para receber mais conteúdos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário