Hoje veremos um pouco como ouvir a música clássica, analisando o seu ritmo e pulso. Usaremos algumas ferramentas que ajudarão muito a alcançar esse objetivo.
Primeiro, precisamos entender o que é música clássica. A música clássica é exatamente a música produzida entre os anos 1750 e 1810. Foi um período muito curto, mas que trouxe músicos que são referências até os dias de hoje. É o caso de Mozart e, em parte, Beethoven. Grande parte da produção de música dessa época tem os instrumentos como protagonistas, apesar de haverem muitas canções profanas e sacras. O fato é que a música clássica é muito associada à música instrumental e às vezes ouvimos uma música que não necessariamente é desse período e denominamos música clássica. Para evitar confusões com a terminologia, podemos chamar o estilo de música erudita.
Vamos escutar uma peça para piano.
Chopin Opus 9 n.2
Enquanto escuta, comece a procurar o pulso, lembrando que ele sempre deve ser constante. Perceba como é o contorno da melodia, visualizando os graves e agudos, intervalos curtos ou distantes. Pense na melodia separada do acompanhamento de acordes. Faça agora o oposto, ouça a base, a harmonia e como ela acontece. Geralmente é nessa base que encontramos o pulso, que acontece nas notas graves e médias.
Por hoje é só, continue ouvindo e analisando tudo, com muito cuidado, percebendo os detalhes, a beleza da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário