segunda-feira, 11 de junho de 2018

Como montar qualquer escala em poucos segundos

Entender as escalas é fundamental para qualquer instrumentista, já que é com elas que realizamos nossos solos, improvisações e leitura de qualquer música. Hoje quero mostrar um passo-a-passo para quem quer aprender a construir escalas rapidamente, sem erros e assim ganhar muita liberdade.

Gostaria, antes, de te convidar para conhecer o nosso canal no YouTube.

Pré-requisito para esta lição: Tom e semitom

Vamos começar então.

1- Sequência de notas - a base

O primeiro passo aqui é estudar a sequência de notas da escala partindo de uma determinada, dentro de 1 oitava. Como assim?

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

Começando pela nota Dó parece fácil, não? E pelas outras notas, você consegue achar facilmente a sequência?

Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré

Mi Fá Sol Lá......

Fá Sol Lá Si.......

Se para você isso já é fácil, vamos prosseguir. Agora, se ainda é confuso encontrar as notas na sequência, procure exercitar isso. Além de ser muito importante aqui, vai te ajudar servindo como ferramenta em muitos outros casos como na leitura de notas, solfejo, formação de acordes, etc. E parece muita coisa, mas são apenas 7 sequências, ou seja, a partir de cada uma das notas da escala de Dó.

Essa base vai te permitir construir as escalas sem erros.

2- Montando a escala - estrutura

Agora que você já sabe as sequências de notas possíveis, que serão a base para montar qualquer escala, vamos para o segundo passo, escolher a escala que precisamos e montá-la, segundo a estrutura.

Queremos montar a escala de Ré Maior. A primeira coisa é fazer a sequência de notas  partir do Ré.

Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré

Agora, precisamos ajustar a estrutura, pois, assim como está, a escala não soará como Ré Maior, mas como o modo Dórico(veja modos gregos aqui).

Utilizaremos como exemplo a estrutura da escala maior, mas você pode utilizar esses conceitos para qualquer umas das escalas e modos maiores ou menores.

Escala Maior

A estrutura da escala maior é (em tons e semitons):

Dó   Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si   Dó
    T      T     ST   T      T     T   ST

T= tom
ST= semitom

Isso significa que, entre as notas da escala, é necessário haver as distâncias de tom e semitom na ordem acima. Para ajustarmos, utilizaremos sustenidos OU bemóis. Para saber que tipo de acidente usar, vamos respeitar a sequência de notas.
Primeiro, vejamos como está a escala de Ré, sem as alterações.

Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si   Dó   Ré
    T    ST     T     T     T    ST   T

Da 2ª para a 3ª nota já precisamos fazer o primeiro ajuste (correções em vermelho):

Ré   Mi   Fá#   Sol   Lá   Si   Dó   Ré
    T      T     ST     T     T    ST   T

Veja que a correção do Fá já ajusta o próximo ST.

Agora, precisamos ajustar a 7ª nota, para corrigir o ST, que deveria ser T.

Ré   Mi   Fá#   Sol   Lá   Si   Dó#   Ré
    T      T     ST     T      T    T     ST

Veja que já se corrigiu o ST final.

Escala de Ré Maior pronta!

Ré   Mi   Fá#   Sol   Lá   Si   Dó#   Ré
    T      T     ST     T      T    T     ST

Para fazer qualquer outra escala, basta seguir estes passos:

1- Montar a sequência de notas, sem os acidentes
2- Corrigir a estrutura, usando como base a estrutura escolhida, podendo ser qualquer tipo de escala maior ou menor, ou mesmo os modos

Fácil, não é mesmo? Ficou alguma dúvida? Contate-nos nos comentários ou pelo e-mail: ligia_goncalves22@hotmail.com

Espero que este post tenha sido útil aos seus estudos, se você gostou, compartilhe com os seus colegas e amigos músicos também!








2 comentários:

  1. CONTANDO CINCO PARTINDO DE DÓ ! A PRIMEIRA É G TEM I#- SEGUINDO A, TEM 2# CONTINUANDO E 3# , SEGUE A DINAMICA É O CIRCULO DAS QUINTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o círculo das quintas e quartas ajuda muito! Quem quiser conferir os posts sobre o assunto:
      http://linemusictwo.blogspot.com/2017/01/ciclo-das-quintas.html
      http://linemusictwo.blogspot.com/2017/01/ciclo-das-quartas.html

      Excluir