terça-feira, 19 de junho de 2018

Como ler partitura de violão clássico da maneira correta - parte 1

Hoje vamos nos aprofundar nos conceitos da leitura de partitura para violão clássico. Se você ainda tem dificuldades em ler notas, te sugiro conferir os posts abaixo, onde damos algumas dicas valiosas para realizar uma boa leitura.



A leitura de violão clássico 

A clave utilizada na leitura para violão é a clave de sol. Todas as partituras que você encontrar para violão estarão utilizando esta clave como referência.

Aqui, eu gostaria de recomendar um bom livro para estudar violão clássico do zero, que é o Iniciação ao Violão, de Henrique Pinto. É um livro que trabalha tanto a leitura quanto a técnica do violão erudito de maneira progressiva. Então, se você já quer praticar a leitura, procure esse livro. Vamos ver o primeiro e exemplo e as observações:

Neste exemplo, o primeiro que podemos notar é a indicação da letras p, i, m, a que correspondem a polegar, indicador, médio e anular. Essa é a indicação dos dedos da mão direita (para destros).

O segundo detalhe é o número 0 com um círculo em volta, do lado esquerdo da primeira nota do primeiro compasso. Quando aparece esse sinal, é um indicativo de que a nota está sendo tocada com corda solta.

O próximo ponto a ser observado aqui são os números que aparecem à esquerda das notas, porém, sem o círculo em volta como acontece no caso anterior. Veja que no segundo compasso aparece o número 1. Aqui é preciso ter atenção para evitar erros. Esse número é o indicativo do DEDO da mão esquerda que será utilizado para tocar determinada nota. Isso é independente da casa que será tocada, pois pode-se utilizar o dedo 1 para tocar qualquer casa, dependendo da posição que se está utilizando naquele momento. Nesse primeiro exercício, por ser para iniciantes, os dedos da mão esquerda geralmente vão coincidir com as casas. Ex: dedo 1, casa 1, dedo 2, casa 2, etc.

Vamos ver agora a questão da grafia musical utilizada para violão. Perceba que a primeira nota, com duração de mínima, está com a haste dividida para cima e para baixo. Você já havia percebido isso?

Isso passa um pouco despercebido pelos iniciantes na leitura do violão, mas significa simplesmente divisão de vozes. É como se houvessem 2 vozes cantando ao mesmo tempo, a voz de baixo, com a haste para baixo e a voz de cima com a haste para cima. Note que a voz de baixo, sendo mínima vai durar 2 tempos. Mas a mesma nota com a haste para cima e ligada às outras colcheias, tem a duração de colcheia na voz de cima. Por que? Isso acontece para que o tempo da voz de cima e da voz de baixo seja o mesmo, mas contrapondo-se. Como a fórmula de compasso é 2/4, precisamos da duração da mínima na voz de cima e também na voz de baixo. Na voz de cima, o tempo é preenchido com 4 colcheias.

Como você viu, é preciso manter os 2 tempos na voz de baixo, então, na hora de tocar este exercício, lembre-se de manter as notas dos baixos durante o compasso todo.

Exercite!

Agora que você conhece os primeiros passos para uma leitura de partitura de violão, procure exercitar com partituras simples, como esta. Busque outras partituras e analise todos esses conceitos.

Não subestime as partituras simples, use-as como base para seu desenvolvimento.

Espero que tenha gostado deste post, continue por aqui, pois traremos mais posts com conteúdos sobre leitura de partitura! Enquanto isso, confira também nosso vídeo:


Contato para dúvidas e aulas: ligia_goncalves22@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário