Se você ainda não viu o post sobre improvisação com os modos menores, confira aqui.
Improviso é uma das matérias que merece um espaço especial no seu roteiro de estudos. Separe um tempo considerável para estudar improviso com backing tracks, uma base gravada por você mesmo ou até simplesmente com um metrônomo. O importante é ter referências auditivas durante o processo e estar completamente atento e focado, utilizando recursos específico. Assim, o desenvolvimento será muito maior e mais rápido.
Aproveite esse tempo para focar 100% na música e crie suas próprias ideias e grave-as. Componha suas melodias.
Vamos ver agora as dicas e ferramentas essenciais para um ótimo improviso utilizando os modos menores.
São 3 os modos menores derivados da escala maior, fora o modo lócrio, que tem pouco uso prático. Começaremos pelo modo eólio, a escala menor e o utilizaremos como base.
Eólio
F 2 b3 4 5 b6 b7
Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
Esse modo, por ser exatamente a escala menor, não possui nota característica. Para caracterizá-lo, utilizar com frequência as notas do arpejo de tríade ou tétrade, utilizando as outras notas como passagem.
As músicas em eólio são circulares e sem tensões, diferentes das músicas em tom menor, onde aparecem notas alteradas.
Aparece frequentemente em músicas de jogos ou séries.
F 2 b3 4 5 6 b7
Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
O modo dórico difere da escala menor somente no 6º grau, que é maior nesta escala. Isso significa que esta é a nota característica do modo, a que trará a sonoridade do Dórico. Então, para caracterizar o modo, utilizar frequentemente as notas do arpejo + a nota característica.
Exemplos de músicas:
Frígio
F b2 b3 4 5 b6 b7
Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré
O modo frígio difere da escala menor no 2º grau, que nesta escala é uma 2ª menor. Ou seja, o modo é facilmente caracterizado pelo pentacórdio (as primeiras 5 notas) ou então pelas notas do arpejo somadas à esta nota característica.
Esse modo é muito usado no metal sinfônico. Ouça o exemplo:
A música flamenca também utiliza na maioria de seu repertório:
Está presente desde os cantos gregorianos, nota-se frequentemente a passagem b2-F-b7-F (Fá Mi Ré Mi)
Procure cantar os modos, a partir da mesma fundamental, para perceber sua diferença. Ex:
Eólio
Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá
Frígio
Lá Sib Dó Ré Mi Fá Sol Lá
Dórico
Lá Si Do Ré Mi Fá# Sol Lá
Como as sonoridades dos modos no ouvido, será muito mais fácil perceber as músicas que os utiliza. Assim, você vai aguçar a sua criatividade e ter mais ferramentas para seus solos e improvisos.
Espero que este post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre os modos e como utilizá-los nos seus improvisos. Entre em contato conosco, caso tenha qualquer dúvida.
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