Olá! Hoje abordaremos sugestões de como rearmonizar as progressões das suas músicas, utilizando alguns recursos interessantes. Isso faz a música ganhar cor e te tira da zona de conforto de tocar sempre os mesmos acordes. Além disso, você vai manipular ferramentas que fazem o seu ouvido ficar muito mais aberto, e ganhar percepção.
Pense naquelas músicas simples, de apenas 3 acordes que você está cansado de tocar. São elas que você vai trabalhar para trazer uma cara diferente, dependendo sempre do seu gosto, é claro. Experimente todas essas possibilidades, você vai gostar.
1- Utilize inversões
Uma possibilidade que torna uma progressão de tríades mais interessante, é a inversão dos acordes. Veja:
Original: || C G | F G | Dm Em | F G | C ||
Com acordes invertidos: || C G/B | F/A G | Dm/F Em | F G | C ||
Note que, na segunda progressão acima, o baixo caminha por graus conjuntos descendentes nos três primeiros compassos. Toque as progressões e perceba a sua sonoridade.
2- Baixo ostinato
Outra variação que podemos fazer, se a música permitir, é o ostinato do baixo. Isso quer dizer, manter o mesmo baixo sempre, independente do acorde. Nesses casos, costuma-se usar a tônica. Veja o exemplo em Dó:
|| C G/C | F/C G/C | Dm/C Em/C | F/C G/C | C ||
Isso torna a harmonia bem interessante, perceba.
Pesquise músicas e analise como os arranjadores fazem isso, assim você entenderá melhor e acrescentará esses recursos ao seu repertório, lembrando que, sempre precisamos ficar atentos e ouvir se tudo flui bem, com a melodia, ritmo, etc.
3- Substituição de acordes
Vamos ver agora como podemos substituir os acordes de maneira a evitar dissonâncias.
Para entender melhor, verifiquemos as funções dos acordes no campo harmônico de Dó maior:
C- T
Dm- S
Em- T
F- S
G- D
Am- T
Bdim- D
Legenda:
T= tônica
S= subdominante
D= dominante
Ao substituir um acorde, precisamos utilizar outro com a mesma função.
Ex
|| C | C | F | G | C||
Substituindo
|| C | Am | Dm | G | C ||
Nesta progressão, substituímos no segundo compasso, o acorde C pelo acorde Am, ambos de função tônica em do maior. E no terceiro compasso, substituímos o acorde F pelo acorde Dm, ambos de função subdominante.
Espero que tenha gostado desta postagem, se tiver dúvidas, pode entrar em contato comigo por email. Visite nossos vídeos no youtube e se increva lá também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário