quarta-feira, 6 de junho de 2018

3 formas práticas de enriquecer a harmonia de músicas simples

Olá! Hoje abordaremos sugestões de como rearmonizar as progressões das suas músicas, utilizando alguns recursos interessantes. Isso faz a música ganhar cor e te tira da zona de conforto de tocar sempre os mesmos acordes. Além disso, você vai manipular ferramentas que fazem o seu ouvido ficar muito mais aberto, e ganhar percepção.

Pense naquelas músicas simples, de apenas 3 acordes que você está cansado de tocar. São elas que você vai trabalhar para trazer uma cara diferente, dependendo sempre do seu gosto, é claro. Experimente todas essas possibilidades, você vai gostar.

1- Utilize inversões

Uma possibilidade que torna uma progressão de tríades mais interessante, é a inversão dos acordes. Veja:

Original: || C G | F G | Dm Em | F G | C ||

Com acordes invertidos: || C G/B | F/A G | Dm/F Em | F G | C ||

Note que, na segunda progressão acima, o baixo caminha por graus conjuntos descendentes nos três primeiros compassos. Toque as progressões e perceba a sua sonoridade.

2- Baixo ostinato

Outra variação que podemos fazer, se a música permitir, é o ostinato do baixo. Isso quer dizer, manter o mesmo baixo sempre, independente do acorde. Nesses casos, costuma-se usar a tônica. Veja o exemplo em Dó:

|| C G/C | F/C G/C | Dm/C Em/C | F/C G/C | C ||

Isso torna a harmonia bem interessante, perceba.

Pesquise músicas e analise como os arranjadores fazem isso, assim você entenderá melhor e acrescentará esses recursos ao seu repertório, lembrando que, sempre precisamos ficar atentos e ouvir se tudo flui bem, com a melodia, ritmo, etc.

3- Substituição de acordes
Vamos ver agora como podemos substituir os acordes de maneira a evitar dissonâncias.
Para entender melhor, verifiquemos as funções dos acordes no campo harmônico de Dó maior:

C- T
Dm- S
Em- T
F- S
G- D
Am- T
Bdim- D

Legenda:
T= tônica
S= subdominante
D= dominante

Ao substituir um acorde, precisamos utilizar outro com a mesma função.

Ex

|| C | C | F | G | C||

Substituindo

|| C | Am | Dm | G | C ||

Nesta progressão, substituímos no segundo compasso, o acorde C pelo acorde Am, ambos de função tônica em do maior. E no terceiro compasso, substituímos o acorde F pelo acorde Dm, ambos de função subdominante.

Espero que tenha gostado desta postagem, se tiver dúvidas, pode entrar em contato comigo por email. Visite nossos vídeos no youtube e se increva lá também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário