segunda-feira, 18 de junho de 2018

Como tirar a voz da garganta em 3 passos simples

Cantar com conforto deve ser uma das metas a serem perseguidas pelo cantor iniciante, já que o começo é a base de tudo o que está por vir e a saúde vocal está em primeiro lugar.

Quando alguém diz que está sentindo que a voz está na garganta não é um pleonasmo, significa na verdade que está sentindo certo desconforto e cansaço nas pregas vocais, levando à fadiga e à dor. Precisamos estar todo o tempo atentos ao nosso corpo e sentir o que está acontecendo.

Se você sente que ao cantar determinadas notas no extremo agudo ou grave acontece um desconforto, significa que é necessário fazer ajustes para melhorar a colocação, antes que isso leve à outros problemas. Evite cansar a sua voz, pare e pense em como fazer de uma maneira natural e confortável.

Aqui eu vou dar 3 passos simples para você melhorar a sua colocação agora mesmo e ganhar consciência e conforto ao cantar. Você pode repetir esses passos sempre que quiser, e assim dominar a colocação correta da voz.



1- Exercícios de relaxamento

É muito importante colocar na sua rotina os exercícios de relaxamento, principalmente se você é iniciante e ainda não consegue relaxar o corpo durante o canto. 

Faça alongamentos nos braços, ombros e pescoço. Faça auto-massagem nos ombros. 

Um bom exercício de relaxamento para a garganta é o bocejo. Provoque bocejo algumas vezes, é muito relaxante.

Relaxe a mandíbula com o exercício de mastigação exagerada. Feche e abra a boca algumas vezes.

Após esses exercícios, feche os olhos e perceba como o seu corpo está. Sinta a sua respiração e detecte se ainda há alguma tensão. Se houver, faça o exercício correspondente para relaxar a parte do corpo que está tensa.

2- Lax Vox

Lax vox é uma ferramenta terapêutica criada pela fonoaudióloga Marketta Sihvo para melhorar a ressonância e fluxo de ar.

Consiste em utilizar uma garrafinha de plástico com água até a metade e, com um canudinho(tubo de silicone), soprar de maneira estável, formando bolhas na superfície da água. Parece brincadeira de criança, mas os resultados são muito bons.

Você pode criar variações desse exercício, fazendo aquecimentos enquanto produz as bolhas. 

Pontos importantes:

>Verifique a sua postura corporal durante o exercício.
>Mantenha o apoio correto. 
>Relaxe a boca e os lábios. 
>Respire sempre pelo nariz. 

Outra possibilidade é cantar enquanto produz as bolhas, com pausas entre as frases.

Essa ferramenta tem a vantagem de ser super simples e de fácil aplicação, colocando o aparelho fonador para trabalhar da maneira correta, automatizando a colocação adequada, além de ser super relaxante. Não há grandes segredos, crie suas rotinas com o lax vox e sinta os benefícios do método.

3- Faça bons aquecimentos

Os exercícios de vibração de lábios e língua são os melhores aquecimentos. Além de aquecer a voz, relaxam a musculatura e promovem a colocação correta.

Para fazer esses exercícios de maneira adequada, procure sempre uma boa postura corporal e apoio correto. Mantenha a laringe estável durante o exercício.

Outro exercício muito utilizado é o exercício humming, que consiste em sonorizar com a boca fechada.

Veja os exercícios de aquecimento exemplificados no nosso vídeo:


Espero que este post tenha trazido alguns insights para você, que quer melhorar a sua voz e cantar com mais confiança. Se você quer um método passo-a-passo, sugiro que confira o curso Os Pilares do Canto. Bons estudos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário