terça-feira, 19 de junho de 2018

Como montar acordes a partir das cifras sem decoreba

Os acordes podem parecer bicho de sete cabeças se você está começando a estudar música. A maioria das pessoas acaba memorizando-os, sem entender como é a estrutura dos mesmos. Isso pode ocasionar equívocos mais adiante, se não se desenvolve essa consciência.

Uma das vantagens de conhecer mais sobre os acordes é a possibilidade de fazer substituições quando conveniente. Você sabe qual acorde pode fazer em substituição a G#7(b13)? Se você conhece a estrutura e sua função, pode substituir de diversas maneiras, ou mesmo fazê-lo como é, mas sem precisar de nenhuma colinha, pois você mesmo sabe como distribuir as notas no seu instrumento.

Se você não sabe nada sobre o acorde que memorizou, corre o risco de confundir o acorde com outro parecido.  Ex: C7 confundir com C7M. Na cifra pode parecer que os acordes são semelhantes, mas eles possuem funções totalmente diferentes.

Enfim, é muito importante e eficiente ter conhecimento sobre os acordes, para tocar com mais segurança e propriedade. Com essa ferramenta, você abre caminho para muitas possibilidades, inclusive de arranjo.

Entendendo a base dos acordes

O primeiro passo para entender melhor sobre a formação dos acordes é enxergar a sua estrutura. Acordes são terças empilhadas. Veja:

Do Re Mi Fa Sol La Si = Do Mi Sol Si

O mesmo se dará a partir das outras notas:

Re Fa La Do
Mi Sol Si Re
Fa La Do Mi
Sol Si Re Fa
La Do Mi Sol
Si Re Fa La

Veja que existem apenas 7 possibilidades de empilhamento de terças. Se você tiver em mente estas possibilidades acima, será meio caminho andado para construir qualquer acorde que precisa. Saiba que as notas, uma vez empilhadas, podem aparecer em diversas ordens. Ex: Do Mi Sol Si ou Do Sol Mi Si ou Do Mi Si Sol, etc. O importante é que as notas foram empilhadas em terças e depois distribuídas de maneiras diferentes.

Já entendeu os 7 empilhamentos possíveis de acordes? Vamos entender a diferença entre os principais.

Acordes maiores e menores

Os acordes derivam das escalas, e os mais comuns são os maiores e os menores, que sustentam a maior parte das músicas.

Os acordes maiores são simbolizados pelas letras correspondentes às cifras e pela sétima, que pode ser maior ou menor. Exemplos:

C= acorde de Do maior
C7= acorde de Do maior com sétima menor
C7M= acorde de Do maior com sétima maior

Os acordes menores são simbolizados pelas letras correspondentes às cifras, por um "m" ao lado da letra e pela sétima, que também pode ser maior ou menor. Exemplos:

Cm= acorde de Do menor
Cm7= acorde de Do menor com sétima menor
Cm7M= acorde de Do menor com sétima maior

Como montar os acordes maiores e menores?

Digamos que você precisa agora, montar um acorde de Bbm. Como fazer isso?

Para começar, o primeiro passo é lembrar da base para a construção do acorde. Se é um acorde que começa pela nota Si, mesmo sendo bemol, usamos a estrutura do acorde de Si= Si Re Fa La.

O próximo passo é colocar o bemol na nota Si, já que é o acorde pedido. Sib Re Fa La. Como o acorde não pede 7, vamos eliminar a nota La.

Sib Re Fa

Agora, veja abaixo a formação de um acorde menor:

F                     3m                     5
 1 tom e meio          2 tons

F= fundamental(nota que dá nome ao acorde)
3m= terça menor
5= quinta justa

O que significa esta estrutura? 

Da fundamental para a terça menor há uma distância de 1 tom e meio. Da terça menor para a quinta acontece um intervalo de 2 tons.

Sabendo a estrutura, voltemos ao acorde como ele estava. Vamos calcular os tons e semitons entre as notas do acorde.

F                    3m                        5
Sib               Re                       Fa
       2 tons        1 tom e meio

Como tínhamos visto, da F para a 3m, seria necessário 1 tom e meio, e aqui contamos 2 tons. Basta então, corrigir a nota Re com um bemol.

F                           3m                     5
Sib                        Reb                    Fa
       1 tom e meio           2 tons

Veja como, corrigindo o Re, já resolvemos o intervalo da 3m para a 5. Acorde pronto!

Se o acorde menor possui esta estrutura, como é a estrutura do acorde maior? Justamente o inverso.

F                        3                           5
        2 tons            1 tom e meio     

3= terça maior

Ou seja, aqui da F para a 3, temos um intervalo de 2 tons e, da 3 para a 5, 1 tom e meio.

Viu como é fácil?

Vamos ficar por aqui hoje, mas curta já a nossa página para continuar recebendo os conteúdos!


Veja o vídeo complementar e se inscreva no nosso canal!

Dúvidas e aulas: ligia_goncalves22@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário