segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Progressões harmônicas

Olá! O assunto de hoje é "Progressões harmônicas".
As progressões harmônicas são sequências comuns de acordes que produzem movimento, tensão e conclusão, por meio dos acordes constituídos sobre os graus do campo harmônico.
As progressões têm como objetivo caminhar para a tônica, ou o acorde I.
Veja abaixo exemplos de progressões em Sol maior.


VIm  I   V   I
Em   G  D  G

VIm  I  V  IV
Em   G  D  C

I   IIm  V  VIm
G Am  D   Em

I   IV  V   I
G  C   D  G

Cada caso acima termina em uma situação, dependendo do grau em que a progressão termina. Uma característica importante para extrair uma progressão harmônica de uma música, é perceber se esta progressão se repete várias vezes.

No primeiro caso acima, temos uma sequência de acordes que termina em I. Isso significa que a progressão tem caráter conclusivo, a música pode terminar assim.
No segundo caso, a progressão termina no IV grau. Isso gera um movimento na música, percebemos a falta de conclusão.
No terceiro caso, a progressão termina no VIm. Isso também traz a sensação de não conclusão.
Por fim, a quarta progressão, também termina no I grau, tendo caráter conclusivo.

Extraia progressões de músicas populares e estude em diversos tons!

Podemos notar que há muitas possibilidades de progressões e elas podem finalizar em qualquer grau do campo harmônico, mas só será conclusiva se terminar no I grau. Isso vale também para o campo harmônico menor.

Quando a progressão termina em V-I, chamamos esta finalização de cadência autêntica. Veremos formas de chegar à esta cadência abaixo.

Progressões em círculos

Uma forma interessante de criar estas sequências é pensar em progressões em círculos. Verificamos que a forma mais forte (de tensão-conclusão) de se chegar à tônica, é fazer um V-I. Ou seja, uma quarta ascendente, intervalo que utilizaremos para realizar as progressões em círculo. Pensando da mesma forma, precisamos chegar à dominante (V) e a forma mais forte de se chegar à ela é pelo IIm. Seguindo o mesmo raciocínio, chegaremos ao IIm pelo VIm e chegaremos ao VIm pelo IIIm. Por fim, o acorde de início da progressão será o I, que pode ir para qualquer grau do campo harmônico.
Os acordes finais da progressão, têm como função subdominante-dominante-tônica.
                     S      D   T
IIIm   VIm   IIm   V    I
                    IV   VII°

Como você pode ver, o acorde subdominante pode ser substituído pelo IV grau e o dominante pode ser substituído pelo VII° grau.

Construa progressões em todos os tons, utilizando este guia e toque-as também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário