segunda-feira, 2 de julho de 2018

Decifrando a partitura de violão clássico

Segundo post sobre leitura de violão clássico e hoje retomaremos alguns conceitos e acrescentaremos o que for pertinente. Veja nossos outros conteúdos sobre leitura de violão:




Hoje analisaremos a partitura "Andante" de M. Carcassi. Veja abaixo (clique na imagem):


A partitura não possui nenhuma alteração na armadura de clave, então as notas são naturais, mas há acidentes ocorrentes a partir do compasso 2. A fórmula de compasso é 2/4. No último compasso, podemos confirmar a tonalidade, Lá menor, já que termina neste acorde e Lá menor é a tonalidade que não possui alterações na armadura de clave. Veja nosso post Campos harmônicos menores.

O sol# do segundo compasso faz parte da escala de lá menor harmônica. Essa nota serve para acrescentar muita tensão aos trechos onde aparece. 

No terceiro sistema (linha), terceiro compasso, a nota dó# surge como nota de passagem do Dó para o Ré (acompanhe a voz da melodia na partitura). Atenção aos sinais de bequadro, que anulam os acidentes.


No quarto sistema, compasso 1, a nota ré# também aparece como nota de passagem, do Ré para o Mi.

Verificamos que a melodia e acompanhamento estão distribuídos em 2 vozes, a melodia estando na voz de cima (hastes das figuras para cima) e o acompanhamento na voz de baixo (hastes das figuras para baixo). É muito importante respeitar os tempos das vozes precisamente. Às vezes ocorre da voz se desdobrar em 2, tendo como função tanto de melodia como de acompanhamento, como acontece no quinto sistema compasso 2. 

A subdivisão da música é binária, apresentando colcheias na maior parte do tempo como impulsionadoras do ritmo. Veja Como tirar músicas de ouvido - subdivisões.

Essas colcheias ajudam e muito a distribuir os tempos das vozes e manter o ritmo da música. Pensar em colcheias todo o tempo faz ganhar tempo na leitura rítmica. Em momentos de pausas, também é aconselhável ter em mente as colcheias.

A parte técnica é usar polegar para os baixos e dedos indicador, médio e anelar para a melodia/acompanhamento, sempre escolhendo as opções mais confortáveis do ponto de vista técnico e o bom senso.

Agora que já foi dado o primeiro passo para compreensão da partitura, podemos começar a fazer a leitura lentamente, priorizando a técnica e ritmo, fazendo a música tomar forma. Bons estudos!

Para dúvidas e aulas, contate-me pelo e-mail ligia_goncalves22@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário