terça-feira, 11 de agosto de 2015

Campos harmônicos menores- tonalidade

Olá!
Esta semana, seguiremos com o nosso papo sobre tonalidades.
A semana passada, falamos sobre a diferença entre o tom e a tonalidade e vimos a estrutura do campo harmônico maior. Esta semana veremos os campos harmônicos menores.

Campo harmônico menor

Podemos montá-lo a partir do campo harmônico maior. Especificamente a partir do VI grau do campo harmônico maior. Veja:


Campo harmônico Maior

I  IIm IIIm IV V VIm VII°
C Dm  Em  F  G  Am    B°


Campo harmônico menor (graus do campo harmônico maior em parênteses)
(VIm) (VII°) (I)  (IIm) (IIIm) (IV) (V)
    Im       II°  III  IVm     Vm   VI   VII
   Am      B°   C    Dm      Em   F      G


Os acordes são os mesmos, mas a diferença está no centro tonal, que na tonalidade maior é o acorde C, e na tonalidade menor é o acorde Am.

Monte os campos harmônicos menores a partir de todas as escalas menores, pensando como partindo do VI grau da escala maior.

Campo harmônico menor harmônico

A escala menor harmônica surgiu justamente para solucionar o problema de ausência da sensível na escala menor natural, o que gerava um acorde menor no V grau, que não gerava tensão para ser resolvido no I grau. Por isso, o VII grau foi elevado em 1/2 tom. Isso altera, no campo harmônico em tríades, o III, V e VII graus.

Im   II° III+ IVm V VI VII°
Am B°   C+  Dm  E F   G#°

Porém, os graus I, II, IV e VI mantém-se os mesmos. O campo harmônico ganha um acorde maior no V grau.

Campo harmônico menor melódico

Este campo harmônico será comparado ao menor harmônico, está muito distante do campo harmônico menor natural. A sua escala parece uma escala maior com terça menor. Isso gera acordes muito tensos. Em relação ao campo harmônico menor harmônico, haverá alteração no II, IV e VI graus. Os graus I, III, V e VII serão os mesmos encontrados na menor harmônica.

Im   IIm III+ IV V VI° VII°
Am Bm   C+ D   E F#° G#°


Após estas comparações, agora, faça exercícios utilizando uma mesma tônica para criar os 4 campos harmônicos. Após fazer essa montagem utilizando as estruturas, escreva no seu caderno pautado as tríades de cada campo harmônico na sequência, para observar as notas de cada acorde. Faça comparações. Faça também os arpejos de cada acorde de todos os campos harmônicos.


É isso ai, espero que tenha ajudado! Na próxima semana teremos mais dicas! Veja o nosso vídeo que será lançado no YouTube sobre esse tema.

Um abraço!









Nenhum comentário:

Postar um comentário