quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Percepção de acordes no campo harmônico
Olá! Hoje abordaremos algumas opções para o estudo de percepção de acordes de tríades.
As tríades são os acordes formados por três notas, que são extraídas da escalas, quando, a partir de uma nota fundamental se sobrepõem a terça e a quinta. Por exemplo, ao montar acordes utilizando a escala de dó Maior, as notas sempre serão naturais:
Do Mi Sol
Re Fa Lá
Mi Sol Si
Fa Lá Do
Sol Si Re
Lá Do Mi
Si Re Fa
Sempre há de se sobrepor a terça e quinta em relação à fundamental dada. Ou seja, a terça de Do é Mi, a terça de Re é Fa. Caso tenha dúvidas, verifique novamente a lição de intervalos.
Vamos continuar apenas pensando na escala maior, por enquanto. Podemos numerar a escala com graus e assim, memorizar a qualidade das tríades formadas nesta escala.
I II III IV V VI VII
C Dm Em F G Am Bdim
Vamos agrupar os acordes. I, IV e V são maiores, II, III e VI são menores e o VII é diminuto. A qualidade desses acordes varia pela distância das terças e quintas em relação à fundamental.
Toque no seu instrumento os acordes I, IV e V. Pense nesses acordes exatamente assim, como I, IV e V. Agora, pegue outras escalas e faça o mesmo. Memorize o som desse conjunto de acordes e perceba que ele é muito familiar.
Crie uma imagem mental sobre cada acorde. Qual acorde é mais tenso? Qual é mais calmo? Qual acorde está no meio do caminho.
É importante colocar que não importa se você já conhece a teoria do campo harmônico e os nomes das funções de cada acorde. Isso é meio caminho andado, se você ainda não aprendeu a ouvir esse conjunto de acordes.
Divirta-se criando imagens, cantando sobre cada acorde, concentrando-se em cada uma das notas do acorde, ouvindo o baixo, etc. Manipule bem o campo harmônico e principalmente esses três acordes.
Por hoje é só, até a próxima postagem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário