quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Percepção de acordes no campo harmônico

Olá! Hoje abordaremos algumas opções para o estudo de percepção de acordes de tríades. As tríades são os acordes formados por três notas, que são extraídas da escalas, quando, a partir de uma nota fundamental se sobrepõem a terça e a quinta. Por exemplo, ao montar acordes utilizando a escala de dó Maior, as notas sempre serão naturais: Do Mi Sol Re Fa Lá Mi Sol Si Fa Lá Do Sol Si Re Lá Do Mi Si Re Fa Sempre há de se sobrepor a terça e quinta em relação à fundamental dada. Ou seja, a terça de Do é Mi, a terça de Re é Fa. Caso tenha dúvidas, verifique novamente a lição de intervalos. Vamos continuar apenas pensando na escala maior, por enquanto. Podemos numerar a escala com graus e assim, memorizar a qualidade das tríades formadas nesta escala. I II III IV V VI VII C Dm Em F G Am Bdim Vamos agrupar os acordes. I, IV e V são maiores, II, III e VI são menores e o VII é diminuto. A qualidade desses acordes varia pela distância das terças e quintas em relação à fundamental. Toque no seu instrumento os acordes I, IV e V. Pense nesses acordes exatamente assim, como I, IV e V. Agora, pegue outras escalas e faça o mesmo. Memorize o som desse conjunto de acordes e perceba que ele é muito familiar. Crie uma imagem mental sobre cada acorde. Qual acorde é mais tenso? Qual é mais calmo? Qual acorde está no meio do caminho. É importante colocar que não importa se você já conhece a teoria do campo harmônico e os nomes das funções de cada acorde. Isso é meio caminho andado, se você ainda não aprendeu a ouvir esse conjunto de acordes. Divirta-se criando imagens, cantando sobre cada acorde, concentrando-se em cada uma das notas do acorde, ouvindo o baixo, etc. Manipule bem o campo harmônico e principalmente esses três acordes. Por hoje é só, até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário