terça-feira, 16 de agosto de 2016

Intervalos- classificação

O intervalo é a distância entre duas notas.

Ele acontece o tempo todo enquanto ouvimos ou tocamos uma música. Pelo parâmetro da altura, é o que diferencia uma nota da outra.

Pode ser harmônico ou melódico. O intervalo harmônico, é quando duas notas soam simultaneamente. Já o melódico são notas sequenciais e pode ser ascendente, quando a primeira nota do intervalo é a mais grave e descendente, quando a primeira nota é mais aguda.



Para classificá-los de forma qualitativa, utilizaremos a estrutura da escala maior.



T     2M     3M     4J     5J     6M     7M     8J

DÓ  RÉ    MI       FÁ    SOL  LÁ     SI      DÓ



Lembrando que todos esses intervalos são em relação à nota dó (tônica da escala). A nota MI é 3ª maior apenas em relação à nota DÓ.

Para classificar qualquer intervalo, pensaremos então na escala da PRIMEIRA NOTA do intervalo.



Ex: Fá      Sib



Pensaremos na escala de Fá maior, o Sib encontra-se nesta escala, então está tudo certo, é 4J.

Caso o intervalo fosse Fá e Si, percebemos a alteração de 1 semitom para cima. Quando isso acontece para qualquer intervalo, pensando na estrutura da escala para classificar, o intervalo se tornará aumentado. Temos uma 5ª aumentada.

Agora pensando no intervalo de Dó e Mib. Na escala de Dó maior, o Mi é natural, então temos uma alteração de 1 semitom para baixo. Quando isso acontece nos intervalos de 2ªs, 3ªs, 6ªs e 7ªs, o intervalo se tornará menor. Agora, sendo Dó e Mibb (dobrado bemol), alteramos 1 tom para baixo. Quando isso acontece nesses mesmos intervalos, ele será diminuto.

Próximo intervalo: Dó e Fáb. Alteramos na quarta, meio tom abaixo. Para os intervalos JUSTOS, essa alteração gera o intervalo diminuto. Ou seja, para os intervalos de 4ªs, 5ªs e 8ªs.



RESUMO:

Faça a classificação quantitativa do intervalo, depois, pense na escala da primeira nota. Se a segunda nota coincidir com a escala maior da primeira nota, com as alterações específicas, o intervalo será um da tabela da estrutura da escala. Se não coincidir, e for meio tom abaixo do certo para a escala, acontecerá da seguinte forma> para intervalos justos da escala, se tornará diminuto e para intervalos maior, se tornará menor. Se for um tom abaixo> Para intervalos maiores, se tornará diminuto. Agora, se for meio tom acima de qualquer grau da escala, será aumentado.



O intervalo mais-que-diminuto acontece quando é meio tom abaixo do diminuto. O intervalo mais-que-aumentado é meio tom acima do aumentado.



                                                   TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

um tom abaixo          meio tom abaixo    ESCALA         meio tom acima     um tom acima

mais-que-diminuto    diminuto                JUSTOS          aumentado           mais-que-aumentado

diminutos                  menores                MAIORES       aumentado           mais-que-aumentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário