Olá! Hoje trago um assunto especial para quem quer adquirir potência na voz, sem causar problemas ou danos às pregas vocais. Além disso, trago uma solução para quem quer realmente se tornar um excelente cantor e sair da estagnação. Vamos lá!
1- Apoio
Para ter uma voz firme e brilhante, é muito importante ter a base bem trabalhada, ou seja, um bom apoio para a voz. Existem algumas maneiras de apoiar, você deve escolher a que for mais confortável e que te ajude mais, dependendo do estilo musical que você cante. O apoio ajuda muito para que você tenha mais facilidade durante o canto e evite cansar ou esforçar a voz. Além disso, ele também será uma ferramenta na hora de projetar e trazer mais volume à voz.
2- Colocação
Para ter uma voz mais cheia é essencial ter a colocação correta. Essa colocação fará você ganhar timbre e a sua voz parecerá muito mais potente, você poupará esforços durante a execução da sua música. A voz "na garganta" acaba com a sua energia e pode trazer muitos problemas à sua voz.
3- Espaços
Após o seu corpo entender bem a colocação, é hora de brincar com os espaços e mesclar da maneira que você preferir, para criar o timbre desejado. Os três espaços possíveis são: orofaringe, onde a voz se assemelha à voz falada; rinofaringe, onde a voz ganhar mais brilho; e laringofaringe, onde a voz ganha mais timbres graves e potência. Teste as possibilidades!
4- Projeção
Esta é meio óbvia, mas muitos possuem dificuldades de projetar a voz. Isso deve ser treinado de maneira natural, "jogando" a voz para determinado ponto físico, podendo usar a imaginação também, como, por exemplo, que está cantando para uma plateia, mas sem ter microfone. A postura corporal também ajuda muito nesta parte. Tudo ficará melhor se você também tiver já o apoio e a colocação bem entendidos.
5- Tonus
Um dos pontos-chave para ganhar muita potência e brilho na voz é o treinamento constante, mas da maneira correta, para evitar prejuízos à voz. Isso significa que o ideal é colocar todas essas informações em prática e, uma vez que estejam bem assimiladas, treinar todos os dias. Isso não significa que o treino deve ser intenso, você pode reservar apenas alguns minutos diários. A prega vocal é um músculo, ela não terá força no seu primeiro dia de estudo de canto. Com persistência, você ganhará tonus muscular e, assim, poderá sustentar muito mais a voz.
Esse ponto acima é o que muitas vezes confunde as pessoas já que, muitos, nos primeiros dias de estudos, já acham que não "levam jeito" para aquilo e abandonam, sem entender que o corpo precisa de um tempo para processar tudo e começar a funcionar adequadamente para o canto.
Hoje, foram essas as dicas, mas, se você quiser se aprofundar mais no universo do canto e treinar da maneira correta e sem esforço abusivo para a sua voz, te recomendo muito que assista ao vídeo abaixo:
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário