terça-feira, 4 de agosto de 2015

Tonalidades- vestibular de música


Olá! Hoje quero trazer para vocês mais um assunto importante, que cai no vestibular de música, que é o tema "tonalidades".
É necessário ter um certo cuidado ao utilizar esta palavra, pois às vezes é colocada de forma inadequada e confundida com o tom. Exemplos:

A música está na tonalidade de Dó maior.
A música está no tom de Dó maior.

Qual dos dois exemplos está certo? Ou será que os dois estão?
Na verdade, o mais adequado seria dizer que a música está no tom de Dó. Tonalidade refere-se à estrutura da escala utilizada, que pode ser maior, menor, menor harmônica ou menor melódica. Ou seja, na verdade a música está no tom de Dó, na tonalidade MAIOR.
Tonalidade refere-se também a hierarquia, pensando no campo harmônico de cada escala. Veja a tabela abaixo, que contém o campo harmônico da escala de Dó.

 I7M    IIm7    IIIm7  IV7M   V7   VIm7   VIIm7(b5)
C7M   Dm7    Em7     F7M     G7   Am7   Bm7(b5)

As funções que fazem parte dessa hierarquia são: tônica, subdominante e dominante, representadas principalmente pelos graus I,IV e V. Veja o que cada função representa.

Tônica: repouso, estabilidade. Função do I grau, é a que geralmente fecha a peça musical ou música.

Subdominante: movimento, ação. Função do IV grau, é a que traz movimento à música, não é estável nem instável.

Dominante: tensão, instabilidade. Função do V grau, é a mais instável, que súplica por ser resolvida na tônica.

Experimente ouvir tudo isso nas suas músicas preferidas. Perceba se cada momento da música está em repouso, movimento ou tensão. Isso ajudará muito você a desenvolver sua percepção.

Neste post, introduzimos ao conceito de tonalidade e vimos a tonalidade maior e seu campo harmônico. No próximo post, seguiremos esta explicação, com a tonalidade menor, por isso, entenda bem a tonalidade maior, para então prosseguir nos estudos.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário