quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Escala maior- estrutura

Uma escala é uma sequência de notas separadas por tons e/ou semitons.

A escala de dó, por exemplo:
Graus
1º   2º   3º   4º   5º   6º   7º   8º
dó   ré   mi   fá   sol   la   si   dó
   t     t     st    t     t   t    st

Do mi para o fá e do si para o dó há um semitom de distância e os demais graus possuem um tom de distância. Ou seja, do 3º para o 4º grau e do 7º para o 8º há sempre um semitom.
Toque a escala de dó no seu instrumento; no violão, você pode começar na 3ª casa da 5ª corda. Veja  que do mi para o fá e do si para o dó você anda 1 casa, que corresponde a 1 semitom no seu instrumento. Passando pelos demais graus, você anda duas casas, que correspondem a um tom.
No piano, é mais fácil- as notas brancas partindo do dó central, por exemplo, ao próximo  dó correspondem à escala de dó maior. Do mi para o fá e do si para o dó as teclas são vizinhas(sem nenhuma tecla preta entre elas).
Vamos usar agora o exemplo da escala de sol, que também é muito usada em músicas.
1º  2º   3º   4º   5º   6º   7º   8º
sol  lá    si   dó   ré   mi   fá# sol
     t     t    st     t     t       t    st
No caso, o fá teve que ser ajustado para que houvesse um semitom entre o 7º e o 8º grau. Do 3º para o 4º grau já há o semitom(si-dó).
Essa é a estrutura da escala maior e você pode construí-la a partir de qualquer nota.
Obs: As notas destacadas formam o acorde da tonalidade, nos casos acima o acorde de dó(dó-mi-sol-si) e o acorde de sol(sol-si-ré-fá).
Exercício:
Monte as seguintes escalas maiores(nessa ordem): Escala de ré, de lá, de mi, de si, de fá# e de dó# e destaque as notas que formam o acorde principal da tonalidade.(Esse exercício é muito importante para que você memorize a estrutura da escala maior e visualise os acordes com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário