sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Como cifrar partitura + motivos melódicos

Olá!
No nosso post de hoje, falaremos um pouco sobre como cifrar uma partitura, e também aproveitaremos para retomar alguns conceitos sobre motivo melódico.
Tomaremos como base um trecho da música Fur Elise, de Beethoven. Escute a música aqui.

Para cifrar uma música que está em partitura, a primeira coisa a fazer é determinar o tom. Veja a armadura de clave. Neste caso, não temos acidentes, então pode ser Dó Maior ou Lá menor. Para confirmar a tonalidade correta, veja o final do período(onde tem o sinal de repetição) e em que nota ele termina. Estamos em Lá menor. Agora, montaremos o campo harmônico menor de Lá.

Im  IIdim  bIII IVm Vm bVI bVII
Am Bdim C     Dm  Em  F     G

Para haver a tensão-resolução, o quinto grau será maior, então no lugar de Mi menor, usamos o Mi maior. Isso é muito importante e distingue se a música é modal ou tonal. Música tonal sempre tem o movimento do V para o I, sendo tonalidades maiores ou menores e o quinto grau é sempre maior. O que vai diferenciar o tom então é o primeiro grau.
Sabendo os acordes possíveis para o tom, vamos identificá-los na música. Eu separei melodia e acompanhamento, para entendermos melhor como funciona. Veja os acordes que a mão esquerda toca, sempre utilizando o mesmo motivo rítmico, de três semicolcheias. Que acordes são esses?

Como você pôde observar, são acordes arpejados, as notas sendo tocadas separadamente. E também são acordes abertos, onde acontecem saltos, como no primeiro acorde da música, que, ao invés de ser o acorde de Lá menor na sequência, Lá Dó Mi, aparece Lá Mi Lá. É fácil perceber que é Lá menor justamente porquê a nota mais grave é Lá. Mas o acorde está incompleto, por faltar a nota lá?
Precisamos analisar a melodia e ver se encontramos a nota Dó.

Na mão direita, ou na melodia, encontramos a nota Dó, que completa o acorde de Lá menor. Isso também acontece com os outros acordes, que estão sendo distribuídos entre as duas mãos.
Veja que a melodia também segue o mesmo motivo melódico, sempre 3 semicolcheias e apoia na colcheia do próximo compasso.
Conclusão: Observando a melodia e o acompanhamento determinamos os acordes que estão sendo utilizados na partitura, e podemos passá-los para cifras.

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