terça-feira, 12 de junho de 2018

Como ler partituras facilmente sem erros

Hoje vamos ver como fazer uma leitura de partitura do zero, para quem ainda não se familiarizou com os conceitos básicos. Apesar de parecer complicado, é mais simples do que se imagina, pois tudo em música tem um sentido lógico e matemático.

A minha visão de como ler uma partitura pode parecer um pouco diferente dos materiais que você pode ter encontrado, mas eu peço que leia o post até o final e faça os exercícios, assim você comprovará os resultados. 

Vamos então ao básico.

A primeira coisa que acho importante deixar claro aqui, é que o conceito de aprender ler a clave de sol simplesmente, é equivocado, visto que isso dificulta o entendimento do raciocínio utilizado por trás. Tanto é que, muitos músicos que aprendem a leitura da clave de sol e passam para instrumentos que utilizam outras claves, acabam sentindo muita dificuldade em ler as partituras de seus instrumentos.

Isso significa que veremos aqui o raciocínio utilizado e então poderemos partir para qualquer partitura, em qualquer clave.

Para mim tanto faz se colocarem uma partitura com clave de Fá, Dó ou Sol, não importando também em qual linha comece. O raciocínio é igual, então a leitura é fácil.

O primeiro passo aqui é ter a sequência de notas da escala musical bem memorizada. Começando por qualquer uma das notas. Fale estas sequências várias vezes, e depois sem olhar.

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré
Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi
Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá
Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá
Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

Você deve encontrar a escala facilmente a partir de qualquer uma das notas. Estude o mesmo com a volta das escalas.

Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó
Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó Si
Lá Sol Fá Mi Ré Dó Si Lá
Sol Fá Mi Ré Dó Si Lá Sol
Fá Mi Ré Dó Si Lá Sol Fá
Mi Ré Dó Si Lá Sol Fá Mi
Ré Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré

Parece bobo, mas a maioria dos músicos, principalmente iniciantes, se perdem bastante com estas sequências. Na faculdade, muitos colegas meus tinham bastante dificuldade com isso. Não subestime esse treino, pois ele servirá para muitos outros assuntos.

Com essa parte resolvida, vamos agora treinar os arpejos de tétrades. Faça o mesmo que no exercício anterior, e fale a sequência dos arpejos. 

Dó Mi Sol Si
Ré Fá Lá Dó
Mi Sol Si Ré
Fá Lá Dó Mi
Sol Si Ré Fá
Lá Dó Mi Sol
Si Ré Fá Lá

Se você quiser estudar a volta dos arpejos também pode, mas acho que com estas 3 sequência você já está bem preparado para seguir com os estudos e ter uma leitura muito mais fluida. Vamos aos próximos passos.

Agora, vamos ver a pauta musical. Contamos as linhas de baixo para cima. O que precisamos focar aqui é no fato de que de baixo para cima são notadas as figuras do grave para o agudo. Isso significa que as figuras notadas nas linhas de baixo serão mais graves que as das linhas de cima e progressivamente de baixo para cima as notas vão do grave para o agudo.
As linhas servem para separar as notas e acontece da seguinte maneira: linha-espaço-linha-espaço. Então se na linha temos a nota Dó, por exemplo, no espaço seguinte teremos a nota Ré.

Imagine que a nota da 3ª linha é a nota Dó. Qual seria a nota da 5ª linha?
De linha a linha e de espaço para espaço encontramos intervalos de terças. Para isso estudamos as tétrades. Dó Mi Sol Si.
A nota da 5ª linha será Sol.
E se a nota da 3ª linha fosse Fá? Fá Lá Mi
E assim por diante.
Se quiséssemos notar a tétrade de Dó a partir da 1ª linha, ficaria Dó na 1ª linha, Mi na 2ª linha, Sol na 3ª linha e Si na 4ª linha.
Com os espaços o raciocínio é igual.

Acima temos uma figura no 1º espaço e outra na 4ª linha. A figura de baixo (mais grave) pode ser qualquer nota. Digamos que seja um Mi. Qual será a nota de cima (mais aguda)?
Se contarmos os dois espaços a partir do Mi, sabemos que no 3º espaço a nota será o Si. (Mi Sol Si Ré). Subindo mais 1 degrau, nota Dó.

Você pode colocar qualquer nota ali no 1º espaço. E a partir dessa nota, seguir o raciocínio e encontrar as outras notas.

Eu sugiro evitar memorizar que determinada nota fica em determinada linha ou espaço. Isso acaba confundindo muito mais e nos fazendo perder a compreensão do raciocínio certo.

Busque partituras diversas e exercite isso.

No próximo post sobre leitura, colocarei algumas ferramentas que ajudarão você a acelerar ainda mais o processo de leitura.

Espero que o post lhe tenha sido útil. Sugiro que você siga nossa página Line Music Two e se inscreva no nosso canal do YouTube, onde você vai encontrar muito mais materiais.

Contato para aulas e dúvidas: ligia_goncalves22@hotmail.com








2 comentários:

  1. Quando iniciei meus estudos sobre teoria musical já havia percebido essa ideia. Na minha percepção, o q permitirá tal fluidez na posição das notas será a posição da clave, pois onde estiver a clave a nota muda de nome. A grande função da clave e dar nome aos sons. O exercício é válido e ajuda a entender q o q da nome a nota é a posição da clave. Portanto não decorrem a posição do som na clave, pois o nome do som muda de acordo com a clave.

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    1. Isso mesmo, José Maria! Obrigada por compartilhar sua experiência :)

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